quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cinemateca Brasileira resgata acervo audiovisual jornalístico da TV Tupi

A Cinemateca Brasileira apresenta um conjunto de imagens de arquivo organizadas em uma base de dados, resultado do projeto Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi. São reportagens de telejornais veiculados pela primeira emissora de televisão do Brasil, que foi inaugurada em setembro de 1950 e encerrou sua programação em julho de 1980.
Buscando a meta de 125 horas de imagens históricas, o banco de dados conta com um sistema de busca, no qual pode-se refinar a pesquisa através de campos como "data", "assunto", "jornal", "descritores" e até "local de produção". Agradeço à Assessora em Educação Suely Piedade Santos por me informar sobre esse acervo.

Com as novas tecnologias chegando ao cotidiano das salas de aula e a disponibilização de laboratórios de informática e projetores multimídia, ou mesmo em escolas com poucos recursos, esse banco de dados se alia à criatividade do professor em utilizar os materiais disponíveis e pode ser muito útil nas aulas de História, Arte e Geografia - ou de qualquer outra área do conhecimento. A seguir, o link de acesso ao Acervo Jornalístico TV Tupi.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Mapa da Região Metropolitana da Baixada Santista

Este foi um pedido de vários professores, devido a dificuldade em se encontrar uma mapa da região que não esteja "poluído" por informações em demasia ou com propagandas e, principalmente, um mapa em preto-e-branco.
Diante dessas solicitações, pedi ajuda a um amigo, professor George Marcel, apaixonado por cartografia e que já deu outras contribuições para este blog.

Com este mapa, será possível apresentar aos alunos uma visão geral de sua região. Como está em preto-e-branco, solicitar que pintem as cidades e as regiões dos mares e oceanos servirá para uma melhor compreensão da complexidade das divisas, e entender por que em alguns momentos é necessário utilzar-se de balsas ou pontes para se deslocar de uma cidade para outra.
Os alunos perceberão que o território de sua cidade é bem maior que suas noções subjetivas, o que poderá gerar discussões sobre perímetro urbano, perímetro rural, extensão e divisas. Assim, este mapa, aliado à imaginação do professor e à curiosidade dos alunos, será de grande utilidade.


Click na imagem para obtê-la num tamanho maior.

Se preferir a imagem no formato bitmap, faça aqui o download compactado, pois o tamanho e a qualidade do arquivo são maiores.