sábado, 29 de agosto de 2009

Quadrinhos de História, história em quadrinhos

Qualquer sala de aula de qualquer nível de ensino possui seus artistas, que sempre nos divertem com caricaturas de professores e colegas, charges de situações cotidianas, e que sempre conseguem impressionar os mestres com um desenho mais elaborado daquele assunto de Biologia ou Geografia, ou mesmo de um personagem ou evento histórico.

Pois então, dois historiadores formados pela USP resolveram levar pra frente essas brincadeiras, criando personagens e elaborando uma revista em quadrinhos sobre o assunto mais passível de interpretação e - por que não? - humor: a História.

No site Quadrinhos de História encontramos personagens curiosos, como o monge que odeia copiar, Abelardo e seu amigo rato de biblioteca Aquino, ou o diabo - e devoto de Jesus - Asmodeu e até o projetista francês Gustave (ele mesmo, o Eiffel): que nos fazem rir e refletir sobre as diversas interpretações da História.

A iniciativa de Rafael Cesar Scabin e Glaumer Bernardino Alves nos subsidiam de material para tornar as aulas e atividades de História mais interessantes e divertidas para os alunos. Por que não incrementar uma prova sobre a Igreja medieval com uma tirinha de Abelardo com preguiça de copiar uma "grande" obra de Aristóteles; ou uma atividade reflexiva sobre a Abolição, na qual podemos pensar sobre os motivos que levaram a princesa a assiná-la; e que tal discutir a imagem construída sobre Tiradentes com uma charge que faz a acusação maior de plágio a Jesus Cristo?

No site, tem-se acesso a todo esse material on-line, e também há as instruções para comprar a revista impressa. Parabéns aos autores!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Primeira página de hoje

O site do museu interativo Newseum (newseum.org) disponibiliza a visualização da primeira página diária de diversos jornais do mundo!

http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/

Ao abrir o site, visualiza-se o mapa de uma parte do mundo, geralmente iniciando-se pelos EUA (origem do site). Cada ponto corresponde a um jornal editado na mesma região apontada no mapa. A partir do menu superior, é possível visualizar outras partes do mundo: toda a América do Norte, Ásia, Caribe, Europa, Oriente Médio, Oceania, América do Sul e África. Aponta-se o cursor sobre o ponto escolhido e tem-se o nome do jornal, sua localização e uma miniatura da primeira página; e clickando no ponto, disponibiliza-se a visualização em formato "jpg".

O site está em inglês - o que não chega a ser um problema, pois é muito intuitivo. Sua aplicação em sala de aula é abrangente e interdisciplinar: pode-se solicitar aos alunos que busquem jornais em diversas partes do mundo e façam comparações, definindo as diferenças e semelhanças na diagramação, disposição das manchetes e propagandas e temas regionais ou globais. Com o auxílio das áreas de espanhol e inglês, traduzir as manchetes dos jornais do mundo ajudarão muito nesta tarefa; além da leitura das imagens, que por si mesmas já informam muito sobre como está o mundo, hoje!

Vale a pena também conferir outros recursos do site: http://www.newseum.org/

Agradecimentos a Suely Piedade Santos