domingo, 7 de agosto de 2011

Ground Zero II

Ontem, 6 de agosto, foi o aniversário não-comemorável do ataque norte-americano  de natureza atômica à cidade de Hiroshima, no Japão. Posteriormente, em 9 de agosto, foi a vez de Nagasaki, marcando os momentos finais da Segunda Grande Guerra em 1945.
Já se passaram mais de 70 anos, mas o aplicativo reproduzido abaixo pode servir como reflexão: Ground Zero II simula o ataque de uma bomba atômica à sua cidade! Isso é possível graças à tecnologia do Google Maps, pois basta digitar o nome da cidade escolhida, selecionar o tipo da bomba e clickar no botão "Nuke It!". Então, é possível conhecer o alcance imediato da bomba, a pressão sofrida e os efeitos posteriores, bastando selecionar também a direção do vento na bússola abaixo do mapa.
Uma característica interessante é a opção de selecionar a bomba (real) a ser simulada: "Weapon Selector" fornece informações sobre quando, onde e como ela já foi detonada. Observe que justamente a Little Boy utilizada em Hiroshima é a que tem o efeito menor, em comparação às bombas posteriores, como a testada pela Coreia do Norte em 2009.
Abaixo, uma simulação em Praia Grande. Click na imagem para abrir o aplicativo em uma nova janela:


A função "Weapon Selector" ainda permite simular os efeitos da teoria que considera um meteoro que atingiu o planeta há 65 milhões de anos, extinguindo os dinossauros.

Referências:
http://www.carloslabs.com/
http://historica.me/bomba-atomica