quinta-feira, 16 de abril de 2009

Deuses egípcios

Apesar de toda a complexidade do tema, trabalhar Egito Antigo com alunos do Ensino Fundamental pode tornar-se bem empolgante quando trazemos a eles as fantásticas histórias da mitologia egípcia. Deuses com feições em que se misturaram características humanas com animais, relações com a vida após a morte, intrigas entre deuses e relações amorosas em que o sexo é tratado como parte dos rituais religiosos despertam a curiosidade dos alunos.
O contato com esses deuses estimulam a imaginação, e uma das formas de promover esse conhecimento é apresentando imagens e histórias dessas figuras mitológicas. Como suporte a esse tema, abaixo disponibilizam-se desenhos de alguns deuses, em preto e branco. Com esse material, podem-se realizar diversas atividades, como histórias em quadrinhos, reconhecimento de características, pintura, textos relacionando os desenhos e o que mais a imaginação do professor permitir. Clickando na imagem, pode-se obter o desenho ampliado:

Amon era também considerado o rei dos deuses. Muitas vezes era associado ao deus Rá (ou Ré), formando assim o deus Amon-Rá, o deus que traz o sol e a vida ao Egito. Era representado na forma de um homem em túnicas reais com duas plumas no cabelo.
Anúbis, também conhecido como Anupu é o deus da morte e dos moribundos, por vezes também considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento, presidia às mumificações e era também o guardião das necrópoles e das tumbas. Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade. Era ele quem guiava a alma dos mortos no Além.

Hator é uma das deusas mais veneradas do Egito Antigo, a deusa das mulheres, dos céus, do amor, da alegria, do vinho, da dança e da fertilidade.

(ou Ré) é a principal divindade da mitologia egípcia. É o Deus do Sol. Como uma das culturas agrícolas mais antigas e mais bem sucedidas da Terra, os antigos egípcios deram ao seu deus sol, Rá, a supremacia, reconhecendo a importância da luz do sol na produção de alimentos.A representação habitual de Rá era na forma de um homem com cabeça de falcão encimada pelo disco solar e pelo uraeus (serpente sagrada que cuspia fogo, destruindo desta forma os inimigos do deus), segurando nas mãos o ankh e o ceptro uase.

Osíris era um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e a vida no Além. Foi um dos deuses mais populares do Antigo Egito, cujo culto remontava às épocas remotas da história egípcia e que continuou até à era Greco-Romana, quando o Egito perdeu a sua independência política.
Marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia.

Ísis era uma deusa da mitologia egípcia. Segundo a lenda, Ísis ajudou a procurar o corpo de Osíris, que tinha sido despedaçado por seu irmão, Seth. Ísis, a deusa do amor e da mágica, tornou-se a deusa-mãe do Egito.

Hórus era o deus egípcio do céu, filho de Osíris e Ísis. Tinha cabeça de falcão e seus olhos representavam o sol e a lua.




Seth (ou Set) é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito.

Na mitologia egípcia Sekhmet, Sachmet, Sakhet, Secmet ou Sakhmet ("a poderosa") é a deusa da guerra e das doenças. Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e cabeça de leão. Muito temida no antigo egípcio, sendo ela o símbolo da punição de Rá: o Deus-Sol enviou Sekhmet (um possível aspecto mau de Hathor) para destruir os humanos que conspiravam contra ele.

Estes desenhos foram retirados da cartilha Pequenos Pagãos III. Se desejar, click aqui para baixar o arquivo completo, que também contém outros deuses egípcios.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso foi um sonho realizado ver todos os deuses egipcios eu sou egipicia sou decendente de ramses 2

maria de nazareth disse...

Caro professor,
Gostei da informção sobre os Deuse Egypcios,
e vi que as Figuras são em preto e branco.
meu nome é Maria de Nazareth.
Vendo papiros ligitmos vindo do Egypt, se interessar, meu numero é 13 33025612 -97820274.
tenho blog na google- MARIA DE NAZARETH SANT´ANNA.
BOA SORTE.