quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ciência e Educação

Esta postagem baseia-se na vídeo-aula do Prof. Luis Carlos Menezes (USP), para o curso de pós-graduação semi-presencial "Ética, valores e cidadania na escola" (EVC).

Para melhor compreensão deste texto, substituo o título por "Educação é ciência", assim como todas as outras disciplinas contidas no currículo da maioria das escolas.

Considerando a ciência como linguagem, as práticas educativas tornam-se muito mais elucidativas quando temos uma compreensão prévia de termos como "pré-silábico", "silábico com valor nas vogais", "alfabético", "educação digital", "temas transversais", entre outros que são utilizados cotidianamente, e que seu desconhecimento geram a mesma dificuldade de não se compreender a previsão do tempo por não se conhecer o signficado de "frente fria" ou "massa polar".
Esses conhecimentos tornam a ciência da Educação um instrumental prático, pois apesar de toda a incredulidade que ronda as teorias pedagógicas, seus estudos esclarecem situações e fornecem pré-requisitos para a solução de problemas e estimulam a criatividade, já que não se faz necessário adquirir absolutamente todos os conhecimentos de forma empírica. Conhecer, por exemplo, os procedimentos para realizar um projeto na escola com o suporte de bibliografias - em vez de apenas depender da prática e correr o risco de cometer erros primários - torna-se tão útil quanto saber que comer dez paçoquinhas ultrapassam as necessidades diárias de gordura e não vão satisfazer todas as necessidades diárias de nutrientes, apesar da fome estar saciada momentaneamente.
Finalmente, a Educação enquanto saber científico traz uma visão de mundo mais clara quando há a consciência de que os saberes construídos pelo currículo de forma interdisciplinar - e não isolada - estimulam o raciocínio, a criticidade e as ações de transformação da realidade. Tudo isso porque torna-se possível a compreensão do mundo em sua esfera sócio-político-econonômico-cultural (a lista é grande!) para então protagonizar mudanças; da mesma forma que se compreende por que o celular usa ondas eletromagnéticas e o controle remoto da TV trabalha com raios infravermelhos, por uma questão de necessidade em se evitar interferências.


Ciência em Educação não é apenas um componente curricular e, portanto, a questão principal - e mais complicada - seria que a Educação deve ser tratada como ciência e, dessa forma, sua prática não pode ser feita através da pura transmissão de informações, mas sim permitindo que cada aluno construa seu currículo de forma interdisciplinar, interativa, autônoma e com incentivo ao protagonismo.

Eduardo Carvalho
Pólo de Praia Grande

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