sábado, 29 de outubro de 2011

Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

Texto baseado em vídeo-aula do curso de pós-graduação semi-presencial "Ética, valores e cidadania na escola" (EVC - USP/Univesp).

Esquema criado pelo Prof. Ulisses Araújo (USP) em sua tese de Livre Docência Educação em Valores e Democracia Escolar: Um Estudo de Psicologia e Educação, 2005:


O sujeito psicológico interage com o meio interno e externo em sua forma consciente e não-consciente, possuindo as esferas biológica, afetiva, sócio-cultural e cognitiva. O meio externo compõe-se do mundo físico, das relações interpessoais e da cultura e/ou sociedade em que vive.
Para uma melhor compreensão de tal sujeito, é necessário considerar essas formas, esferas e meios de forma integrada. Apesar de visualmente o esquema separar esses itens, a complexidade do sujeito psicológico não permite a dissociação dos mesmos.

No campo escolar, ao avaliar a situação de um aluno apenas na esfera biológica, por exemplo, alegando que ele "não aprende" porque tem algum problema neurológico, corre o risco de um julgamento precipitado ao se desconsiderar sua situação sócio-econômica ou que seu ambiente familar possa estar passando por algum conflito que interfira em sua esfera afetiva (sentimentos). Da mesma forma, simplesmente dizer que determinada criança é violenta porque seus pais se tratam de forma violenta ou se divorciaram também desconsidera a autonomia desse sujeito em relação a suas ações. Além disso, o próprio meio externo pode interferir no comportamento de um sujeito, de forma permanente ou temporária.

Portanto, considerar o sujeito psicológico dessa forma complexa abre margem para que outros estudos e esquemas elucidativos possam ser desenvolvidos pois, como pedem as concepções científicas contemporâneas, este esquema não pretende ser estático.

Eduardo Carvalho
Pólo de Praia Grande

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