sábado, 29 de outubro de 2011

Perspectivas atuais da Educação em valores

Informações retiradas de vídeo-aula do curso de pós-graduação semi-presencial "Ética, valores e cidadania na escola" (EVC - USP/Univesp).

Aqui estão dispostas algumas ações práticas, exemplificadas pelo Prof. Ulisses Araújo (USP), sobre articulações entre escola e comunidade:

Gestão por meio de um fórum
Uma das acepções do dicionário Houaiss da Língua Portuguesa para "fórum" é: reunião, congresso, conferência que envolve debate de um tema, e sua etimologia latina remonta as antigas praças públicas onde as questões de interesse coletivo eram discutidas.
Dessa forma, o Fórum Escolar de Ética e Cidadania "tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social."
  
Para “fora” da escola;
Extrapolando os limites dos muros da escola, a Educação Comunitária busca o conhecimento que pode ser adquirido observando-se o bairro em que ela se encontra. A identificação dos problemas existentes e a busca por soluções através de mobilizações sociais formam a consciência da cidadania.
  
Para “dentro” da escola
Trazer os problemas identificados no bairro para a sala de aula e utilizar o conhecimento das áreas de forma interdisciplinar, para um melhor esclarecimento e buscar ações de forma transversal. Assim, currículo e cidadania integram-se para benefício da comunidade.
  
O protagonismo dos estudantes
Buscando o protagonismo juvenil, "tanto em seu projeto político-pedagógico como em seu planejamento institucional, a escola precisa considerar a realização de projetos e ações que, ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formação política aos jovens, de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma."

Eduardo Carvalho
Pólo de Praia Grande

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