As informações aqui dispostas baseiam-se na vídeo-aula ministrada pelo Prof. Ulisses Araújo (USP), para o curso de pós-graduação semi-presencial "Ética, valores e cidadania na escola" (EVC). Para a ampliação do debate, acrescentei outras referências ao tema.
Em uma de suas obras, o crítico e ensaísta búlgaro Tzvetan Todorov, explorando o tema do encontro entre europeus e (os considerados) indígenas americanos nos séculos XV e XVI, observa que “pode-se descobrir os outros em si mesmo, e perceber que não se é uma substância homogênea, e radicalmente diferente de tudo o que não é si mesmo; eu é um outro. Mas cada um dos outros é um eu também, sujeito como eu”.¹
Esta citação traz inspirações sobre como se trabalhar a questão dos valores num ambiente educacional, já estamos lidando com indivíduos que vivem em coletividade. Baseando-se no curso supracitado, podem-se elencar sete aspectos que influenciam a construção de valores na escola:
1. Conteúdos escolares: preocupar-se com a inserção transversal e interdisciplinar de temáticas de ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática. Entretanto, na prática, o currículo escolar não costuma privilegiar a construção de valores e a formação de cidadania; apenas o faz de forma teórica ou idealizada.
2. Metodologia das aulas: a construção do conhecimento deve ser coletiva e realizada através do diálogo, privilegiando o papel ativo dos educandos; o conhecimento não pode ser apenas transmitido, de forma unilateral.
3. Trabalho intencional com valores, o que deve fazer parte do Projeto Político-Pedagógico da escola.
4. Relações interpessoais: incentivo ao respeito mútuo, consciência sobre a autoridade baseada na admiração (sentimento que promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita).
5. Auto-estima: atribuir a devida importância à construção da auto-imagem, encontrada em nossa consciência, na qual também identifica-se o que cada um sente sobre si mesmo; portanto, é necessário ter auto-estima positiva para se trabalhar valores.
6. Auto-conhecimento: tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções é essencial para a construção da ética e da democracia escolar, principalmente no que diz respeito a saber identificar essas características nas outras pessoas.
7. Gestão escolar: uma instituição em que as decisões sejam centralizadas nas mãos de um pequeno grupo, em que as regras e o projeto acadêmico já se encontrem pré-determinados a partir dos valores e crenças de algumas pessoas, não permite o diálogo e a reorganização constante dos tempos e espaços, e a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.
E aqui outra citação da obra de Todorov pode servir como conclusão à nossa preocupação de educar em valores: “queremos a igualdade sem que ela acarrete a identidade; mas também a diferença, sem que ela degenere em superioridade/inferioridade; esperamos colher os benefícios do modelo igualitarista e do modelo hierárquico; aspiramos à recuperação do sentido social, sem perder a qualidade do individual”.²
Eduardo Carvalho
Pólo de Praia Grande
¹ TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América - A questão do outro. 2ª ed. SP: Martins Fontes, 1988. p. 3.
² Id. Ibid. p. 245.
2. Metodologia das aulas: a construção do conhecimento deve ser coletiva e realizada através do diálogo, privilegiando o papel ativo dos educandos; o conhecimento não pode ser apenas transmitido, de forma unilateral.
3. Trabalho intencional com valores, o que deve fazer parte do Projeto Político-Pedagógico da escola.
4. Relações interpessoais: incentivo ao respeito mútuo, consciência sobre a autoridade baseada na admiração (sentimento que promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita).
5. Auto-estima: atribuir a devida importância à construção da auto-imagem, encontrada em nossa consciência, na qual também identifica-se o que cada um sente sobre si mesmo; portanto, é necessário ter auto-estima positiva para se trabalhar valores.
6. Auto-conhecimento: tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções é essencial para a construção da ética e da democracia escolar, principalmente no que diz respeito a saber identificar essas características nas outras pessoas.
7. Gestão escolar: uma instituição em que as decisões sejam centralizadas nas mãos de um pequeno grupo, em que as regras e o projeto acadêmico já se encontrem pré-determinados a partir dos valores e crenças de algumas pessoas, não permite o diálogo e a reorganização constante dos tempos e espaços, e a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.
E aqui outra citação da obra de Todorov pode servir como conclusão à nossa preocupação de educar em valores: “queremos a igualdade sem que ela acarrete a identidade; mas também a diferença, sem que ela degenere em superioridade/inferioridade; esperamos colher os benefícios do modelo igualitarista e do modelo hierárquico; aspiramos à recuperação do sentido social, sem perder a qualidade do individual”.²
Eduardo Carvalho
Pólo de Praia Grande
¹ TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América - A questão do outro. 2ª ed. SP: Martins Fontes, 1988. p. 3.
² Id. Ibid. p. 245.
Nenhum comentário:
Postar um comentário